VOLTAR

Índios permanecem dentro de fazenda em Caarapó

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Inara Silva
17 de Set de 2004

A fazenda Ypuitã, no município de Caarapó, localizada a 273 km de Campo Grande, continua ocupada por índios guarani-caiuá. Os 120 indígenas entraram na área no dia 8 de setembro e segundo o administrador regional da Funai, em Dourados, Israel Bernardes, a situação no local está tranqüila.
A propriedade faz parte da reserva indígena Guyraroká, que foi reconhecida como terra indígena em relatório divulgado pela Funai no Diário Oficial da União do dia 13 de agosto. Conforme o estudo antropológico, a área é de 11,4 mil hectares, composta por 26 fazendas, que deveriam ser ocupadas por 841 pessoas. Consta no relatório que as terras foram descaracterizadas pela agropecuária e havendo a demarcação, seria necessária a recuperação vegetal. Os fazendeiros já recorreram contra o estudo da Funai e também já entraram com mandado de reintegração de posse na justiça.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.