VOLTAR

Índios pedem ouro ao Exército por invasão

Folha de São Paulo (São Paulo-SP)
Autor: Gutemberg de Souza
04 de Jun de 1990

A comunidade dos índios Tukano de Pari Cachoeira 3 solicita ao Exército o pagamento de 43,2 kg de ouro como forma de indenização pelos estragos feitos em seu território. Segundo eles, uma patrulha do Comando Militar da Amazônia invadiu um garimpo na área indígena, onde trabalhavam 123 índios, expulsando todos que estavam no local, além de destruir o acampamento e todo material usado na extração de ouro. Contudo, o Centro de Comunicação Social do Exército alegou que a operação ocorreu fora da área indígena e visava reprimir contrabandistas brasileiros e venezuelanos.
Já a Procuradoria Geral da República informou que houve um "lamentável engano" devido a um erro geográfico, e, assim enviou um ofício ao Ministério do Exército pedindo que o garimpo de Pari Cachoeira 3 seja devolvido aos índios, que segundo superintendente da Fundação Nacional do Índio (Funai) é legal, uma vez que a garimpagem é feita pelos próprios índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.