VOLTAR

Índios pedem melhoria escolar

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
27 de Set de 2005

As tribos Guaranis das reservas de Cantagalo e Estiva, em Viamão, reivindicaram ontem, à Subcomissão da Assembléia para Examinar e Aprofundar a Questão Educacional Indígena, melhorias em suas escolas. Durante visita às aldeias, os deputados da subcomissão - Ruy Pauletti (PSDB), Edson Portilho (PT) e Jerônimo Goergen (PP) - verificaram as condições das unidades de Ensino. O objetivo é relatar as necessidades para enviar aos órgãos responsáveis, com intermédio da Funai.
Conforme Portilho, a escola indígena de Cantagalo apresenta cadeiras e mesas sucateadas e carece de espaço físico para atender adequadamente os cerca de 50 alunos. 'Os dois professores lecionam numa sala muito pequena, por isso reivindicam a construção de uma nova escola.' Na escola da reserva Estiva, que oferece Ensino Fundamental a cerca de 50 estudantes, também há pouco espaço. Por isso, os índios solicitaram a ampliação da escola.

A subcomissão, criada neste ano, está visitando todas as aldeias indígenas do Estado. O trabalho, que tem foco na questão educacional, pretende resgatar e fortalecer a cultura dos índios. A próxima visita deve ocorrer em Tenente Portela.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.