VOLTAR

Índios pedem benfeitorias a governador

Correio do Estado-Campo Grande-MS
Autor: Cicero Farias
29 de Jun de 2003

Os índios dsa aldeias Limão Verde e Karaji, localizadas no município de Amambai, cobraram ações do Estado nas suas comunidades, durante encontro com o governador José Orcírio dos Santos, na abertura da Ação Popular, na manhã de ontem. Eles querem apoio oficial, principalmente, na agricultura, pois sobrevivem de lavouras. O Governo Itinerante atendeu ontem 5 mil pessoas em Amambai.
Vestidos com trajes típicos e com chocalhos, os índios da etnia caiuá chegaram portando uma faixa solicitando que o Governo atenda suas reivindicações. Os caciques disseram que as aldeias precisam de máquinas agrícolas, sementes, adubo e calcário para o plantio do milho, feijão e arroz. Na lista de pedidos também estavam incluídos a ampliação da escola do ensino fundamental e mais medicamentos.
Na Aldeia Limão Verde moram 220 famílias e na Kajari, de menor tamanho, existem 360 pessoas. Eles fizeram uma apresentação para José Orcírio, que ganhou colares indígenas de presente.
O governador José Orcírio dos Santos participou da abertura às 8h30min lembrando que o evento "é uma forma clara de aproximação e de diálogo com a comunidade, buscando oferecer serviços básicos para a população mais carente"

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.