VOLTAR

Índios pataxós invadem Secretaria por condução

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
Autor: Biaggio Talento
17 de Fev de 2004

Uma sala da Secretaria de Educação da Bahia, em Salvador, foi ocupada ontem por um grupo de 22 índios pataxós hã-hã-hãe da Aldeia Caramuru-Paraguaçu, no município de Pau Brasil, a 550 quilômetros da capital. Eles reivindicam transporte escolar para os jovens da aldeia freqüentarem a escola. Os pataxós pediram também a contratação e qualificação de mais professores.

Os índios estão sem condução desde novembro passado, quando dois ônibus que serviam a aldeia foram atacados por pistoleiros. Para chegar a uma escola de ensino fundamental situada dentro da aldeia e outra de primeiro grau, na cidade de Pau Brasil, os jovens precisam vencer uma distância de 35 quilômetros. Diretores da Secretaria se comprometeram a pagar o aluguel dos ônibus desde que as lideranças arrumassem uma empresa para fazer o serviço, pois a antiga se recusa a transportar os índios por falta de segurança. Os manifestantes deixaram o local pacificamente. Até hoje a delegacia de polícia de Pau Brasil não conseguiu identificar os autores dos atentados que danificaram os veículos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.