VOLTAR

Índios Paresi celebram compra de veículos para atendimento médico

Funai-Brasília-DF
02 de Fev de 2006

Os Paresi comemoraram ontem (01/02) a entrega de três viaturas cedidas pela empresa Hebert Participações para o atendimento médico da comunidade indígena. A empresa está construindo, desde de junho de 2005, uma usina hidrelétrica próxima à terra indígena, localizada em Utiariti (MT).

Durante a solenidade, os carros foram entregues e os índios assinaram o contrato de um terreno para a construção da Casa de Saúde Pró-Índio. A pedido da Coordenação de Saúde da Associação Halitina, a prefeitura de Tangará da Serra cedeu um terreno de aproximadamente 6 mil metros para a construção do centro.

"A casa que nós temos é alugada, por isso a construção de uma nova", explica o secretário municipal de saúde de Tangara da Serra, Mário Lemos. "Com a doação efetivada para a Funasa, pretendemos iniciar a construção ainda esse ano". A verba disponível para a construção é de aproximadamente R$ 510 mil.

Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia, entre lideranças indígenas, representantes da Funai, Funasa, prefeituras municipais de Tangara da Serra, Campo dos Paresi e Sapezal e outras autoridades da região.

As negociações com a empresa, iniciadas no ano passado, ocorreram por intermédio da Associação Waymare, uma entidade sem fins lucrativos que visa ajudar a comunidade dos Paresi. Primeiro, a empreendedora consultou a comunidade a respeito da construção da usina. Depois, os índios pediram recurso para a construção da Casa de Saúde Pró-Índio. Com o aval da comunidade, o então presidente da Associação indígena, Cacique Tarcilo, também solicitou as viaturas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.