VOLTAR

Índios ocupam sede da Funai em Maceió

Alagoas 24 Horas
Autor: Cláudia Galvão
02 de abr de 2008

Integrantes da tribo Xucuru-Kariri ocuparam na manhã desta quarta-feira, 2, a sede da Fundação Nacional do Índio em Alagoas (Funai). Os índios reivindicam agilidade na imissão dos termos de posse em áreas do município de Palmeira dos Índios, além da liberação de recursos para melhorias nas comunidades indígenas.

Os índios afirmaram que só deixarão a sede da Funai depois que tiverem a pauta de reivindicações atendida. O administrador regional da Funai em Alagoas, José Heleno, deverá se reunir com os líderes da tribo para ouvir suas solicitações.

Heleno informou, ainda, que está sendo finalizado um relatório antropológico da área reivindicada pela comunidade há mais de 15 anos. Este documento, que servirá de base para a análise do órgão, deverá ser encaminhado para Brasília, até o próximo dia 15 de abril.

Em março deste ano, tribos indígenas instaladas no interior do Estado ocuparam fazendas em Palmeira dos Índios, como forma de pressionar o Governo Federal a dar prosseguimento ao processo de imissão de posses, que garantirá a propriedade das terras para os índios e seus descendentes diretos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.