VOLTAR

Índios ocupam sede da Funai em Atalaia do Norte (AM)

Amazonia.org.br-São Paulo-SP
09 de Dez de 2004

Cerca de 42 índios das etnias Maiorana, Marubo, Kanamari e Mati ocupam desde segunda-feira a sede da Funai em Atalaia do Norte (AM). Os índios exigem a exoneração do atual administrador, Gilmar Gióia Figueiredo Costa, e solicitam a nomeação do atual coordenador da Frente Etno-ambiental do Departamento de Índios Isolados da Funai, Armando Soares Filho.

A ocupação tem sido pacífica e os índios esperam agora uma posição da Funai. Eles chamam a atenção para a falta de fiscalização do órgão na região. Segundo Clóvis Marubo, liderança indígena local, três comunidades indígenas foram invadidas ou saqueadas desde julho deste ano, sem que qualquer providência tenha sido tomada por parte da Funai.

No último domingo foi invadida uma casa da comunidade Kamari da aldeia do Socó; foram levados motores e outras ferramentas de uso comum da comunidade. Em novembro foi a vez do centro de treinamento indígena do rio Pardo e em julho a casa de apoio da fiscalização no rio Jaquirana, organizada pelo Conselho Indígena do Javari com apoio do PPTAL (Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal), foi incendiada. Os índios acreditam que os responsáveis sejam madeireiros, peruanos e brasileiros, atuantes na região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.