VOLTAR

Índios ocupam prédio da Funasa em Salvador para pedir assistência

JB Online
14 de Fev de 2008

BRASÍLIA - Cerca de 70 índios das tribos Pataxó-hã-hã-hãe e Tupinambá, do extremo-sul da Bahia, ocupam há três dias parte da sede da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em Salvador (BA). Os índios protestam contra a precariedade no atendimento médico nas aldeias. Segundo a assessoria de imprensa da Funasa, a manifestação é pacífica e o expediente no edifício corre normalmente.

O cacique da aldeia Jitái, da tribo Pataxó-hã-hã-hãe, Jurandir Araçari, reclama da demora no atendimento médico. De acordo com ele, os atendimentos são feitos no município de Itamaraju, que fica a 30 quilômetros das aldeias, aproximadamente. Além disso, apenas um carro atende as 15 aldeias da região, que possuem cerca de 12 mil índios.

Ele diz que, nos casos de emergência, os indígenas precisam ligar para o ponto de apoio da Funasa, em Itamaraju, e solicitar o transporte para o hospital mais próximo.

Com informações da Agência Brasil

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.