VOLTAR

Índios nuquini filmam madeireiros

A Tribuna-Rio Branco-AC
24 de Jun de 2004

Os índios da etnia nuquini conseguiram filmar indícios da atividade de madeireiros peruanos extraindo mogno no lado brasileiro, na área de fronteira entre o Brasil e o Peru. Segundo a gravação dos indígenas, os invasores geralmente trabalham próximo à aldeia dos nuquini, na Serra do Divisor, algo que pode levar a um possível conflito por território. As imagens mostram as árvores derrubadas há pouco tempo, um acampamento com uma boa estrutura, onde eles podem passar muito tempo na mata e alimentos em bom estado de conservação, confirmando que os invasores passaram pelo local.

De acordo com os próprios índios, as denúncias de invasões do território começaram há cinco anos, mas nada foi feito até agora. "Se os madeireiros reagirem, pode haver um conflito, então acho que a gente tem que estar atento a isso, pois a comunidade vai defender o seu território", disse o secretário de Povos Indígenas do Acre, Francisco Pinhanta. Em março deste ano, a Justiça Federal condenou a União a instalar em um prazo de 180 dias postos de policiamento na região de fronteira, mas a decisão não foi cumprida até agora.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.