VOLTAR

Índios não querem área do estado

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/
07 de Ago de 2012

"Não queremos o parque do Estado". A inscrição está em uma placa na entrada da aldeia de Maraiwatsede e resume a opinião do cacique local a respeito da proposta de permuta oferecida pelo governo do Estado.

"Eu fiquei muito magoado, porque ele mostrou que não sabe respeitar os índios", disse o líder xavante, em referência ao governador Silval Barbosa (PMDB), que ainda defende a realocação dos xavantes para o Parque Estadual do Araguaia.

A política "é só falsidade", diz Paradzané. "Não adianta alguém chegar aqui e dizer: ah, cacique, você é meu amigo, queremos conversar sobre a troca da terra. Sobre isso, não tem o que conversar."

A dissidência entre os xavantes, da qual participou um irmão do cacique (hoje fora da área), é outro motivo de mágoa. "A estratégia dos invasores foi muito feia. Compraram índio, bancaram despesa de índio, tudo para ter briga entre nós."

Se houver a desintrusão, o cacique diz não saber se os dissidentes serão chamados a ocupar a área.

"Primeiro porque já tem uma população aqui. E depois porque tem gente que apoiou o lado contrário e nos traiu. Isso ainda não está definido na comunidade. Ou vamos chamar ou não."

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=415205

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.