VOLTAR

Índios não arredam pé da Funai por causa da terra

Notícias Populares (São Paulo - SP)
06 de Nov de 1988

JOÃO PESSOA (AJB-NP) - Sessenta Indios da aldeia poti­guara de Jacarei, de São Do­mingos, estão acampados na sede da Funai, era João Pes­soa, e garantem que só abandonarão o local quando o órgão demarcar sua reserva - uma área equivalente a 28 mil hec­tares - e expulsar os "latifun­diários e seus pistoleiros", que - segundo afirmam estão - invadindo, gradativamente, as suas terras. O movimento está sendo coordenado pelo cacique potiguara Domingos Barbosa dos Santos, que denunciou o cli­ma de terror em que yivem, ho­je, os indígenas que habitam a parte do litoral paraibano en­tre rio Tinto e Baía da Traição, distante 60 quilômetros da ca­pital da Paraíba.

O problema, segundo o caci­que potiguara, tem raízes históricas. Ele informou que as terras em que vivem os potiguaras foram demarcadas pe­la primeira vez no tempo do Império

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.