VOLTAR

Índios Mura mostram sua força e conseguem curso de formação indígena

Site da Funai
Autor: (Carmen Lustosa)
28 de Out de 2002

Os índios Mura conseguiram, depois de se mobilizarem para pressionar a prefeitura de Autazes (AM), realizar a 7ª etapa do curso de formação de professores indígenas, denominado localmente como Mura Peara, e que conta com apoio da Funai para o transporte e na compra de materiais. Os participantes vêm de doze aldeias da região para completar a penúltima etapa do curso.

De acordo com a chefe do serviço de educação da Administração Executiva Regional de Manaus, Maria Inês Levy, foi difícil conseguir a realização dessa etapa. Ela conta que outros cursos pertencentes ao mesmo programa (o Piranawayara, financiado pelo estado do Amazonas e executado pelos municípios) foram cancelados por falta de recursos. Mas os índios Mura, afirma Levy, são "um povo de muita fibra" e, graças às pressões feitas por eles, os professores terminarão a 7ª etapa ainda no mês de dezembro.

E os índios querem mais. Está sendo discutida a possibilidade de realização da 8ª etapa ainda este ano, imediatamente após o fim da anterior. Porém os custos do programa devem atingir 500 mil reais até o fim da última etapa, então será difícil completá-lo ainda este ano.

A abertura se deu dia 3 de outubro, e contou com a presença do prefeito de Autazes, Tomé Filho, e de representantes de várias entidades ligadas à questão indígena, como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o Movimento Estudantil Indígena da Amazônia (MEIAM) e o Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia (COPIAM).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.