VOLTAR

ÍNDIOS: Melki assina convênio

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
22 de Jul de 2003

O prefeito Melki Donadon assinou convênio de assistência à saúde indígena. O acordo foi firmado com a ONG Proteção Ambiental Caco-alense -Paca, que é a instituição não governamental responsável pelo acompanhamento dos índios do pólo de Vilhena, ligado ao Distrito Sanitário Indígena.
Os recursos são federais que o município administra repassando diretamente, através de convênio com o Paca.
O Ministério da Saúde criou o convênio em 1999 que na época era gerenciado pela extinta Funai. Com o município de Vilhena, o convênio só começou a ser firmado em 2002. O convênio assinado na semana passada dá continuidade na parceria entre prefeitura e Paca.
A Proteção Ambiental Cacoalense recebeu R$ 413 mil, do convênio e de acordo com informação da coordenadora do Pólo Base de Vilhena, Márcia Mattoni, o dinheiro será utilizado para a contração de pessoal, 1 médico, 2, dentista, 3 auxiliares de enfermagem e 2 motoristas. "Estamos na verdade renovando o convênio com o Ministério da Saúde e a Prefeitura é a intermediária no repasse dos recursos federais. Agora teremos condições da dar continuidade ao nosso trabalho na assistência à saúde indígena", comentou Márcia.
A coordenadora do Pólo Base de Vilhena disse também que o governo federal repassa outros recursos para manter o trabalho na Casa Indígena de Saúde-CASI, com a compra de medicamentos, atendimentos emergenciais, transporte, internações entre outros.
A renovação do convênio foi assinada com o vice-coordenador do Paca, Carlos Leonardo Pereira da Silva, e o prefeito Melki Donadon - no gabinete do chefe do Executivo M unicipal.
Ao todo serão beneficiados 1.500 índios, sendo que o Distrito Sanitário de Saúde que reune os pólos de Vilhena, Juína, Cacoal e Aripuanã, dá assistência a 5.500 índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.