VOLTAR

Índios Maxacali denunciam atendimento de saúde da FUNASA

Comunidade Água Boa (Maxakali)
17 de Jan de 2002

A Comunidade Maxakali reunida nesta data, após discutir seus problemas vem a público denunciar a situação que o povo está vivendo em relação ao atendimento de saúde que vem sendo prestado pela FUNASA na nossa área indígena e também no distrito de saúde de Governador Valadares. Nós pensava que o atendimento seria melhor, mas não está sendo pelo motivo de que muitas coisas que deveria está sendo feitas pelo órgão em nossa comunidade não está sendo. Destes problemas vamos citar:
A equipe de saúde que dá assistência na área, já tem 8 meses que estamos sem médico, por que sem o médico a enfermeira não pode dar o remédio pra nós assim o problema agrava ainda mais, também como era combinado da equipe fazer plantão com auxiliar de enfermagem e um carro nos feriados e finais de semana, isto não está acontecendo pois os carros fica na cidade distante a 12 quilômetros de distância de Água Boa e 23 de Pradinho. Nos dias de atendimento chegam ao meio dia, uma hora, tem dia que nem vem. O atendimento de consulta quando acontece vai para Machacalis, Águas Formosas e Governador Valadares onde os índios chegam nos Hospitais e durante a viagem sem nenhum recurso para alimentação, passamos muita necessidade durante as viagens e nas espera por atendimento nos Hospitais.
Quando chegamos na FUNASA com os doentes ela manda para a FUNAI quem está
acompanhando os doentes e a FUNAI que disse que não tem dinheiro manda de volta para a FUNASA. Não aceitamos esse jogo de empurra, exigimos respeito ao nosso povo, os acompanhantes dos doentes vão por que os doentes não pode ir sozinho. Quando ficamos na FUNASA somos obrigados a dormir no chão pois lá não tem colchão, cobertores, as crianças que chegam doente ficam mais doentes ainda, não somos bem recebidos por alguns funcionários por exemplo, os seguranças que chama André que usa até cacetete para espancar os Maxakali algemado, exigimos que funcionários desse tipo seja retirado da FUNASA. Temos também problemas com a falta de vacinação que a mesma não acontece regularmente há anos principalmente para as crianças recém - nascidas que precisam de cuidados especiais. A nossa grande reivindicação é um posto de saúde aqui na comunidade de
Água Boa até o momento não foi construído e não sabemos quando vai ser construído, por isso o atendimento fica pior e ainda tem a demora de levar os doentes com doenças graves para o hospital. Os agentes indígenas de saúde que deveria receber a formação necessária, até o momento ainda não recebeu o que dificulta ainda mais o trabalho dos agentes indígenas de saúde.Com todas essas e outras dificuldade a comunidade perdeu no ano de 2001, 31 pessoas, sendo 29 crianças e dois adulto com esses dados vocês estão vendo o quanto de dificuldade estamos passando por isso exigimos respostas imediato dos órgãos responsáveis no que diz respeito ao atendimento a saúde indígena, ao saneamento básico e que o atendimento a saúde indígena tenha como único responsável pelos recursos a própria FUNASA, pois temos muitos problemas com a prefeitura. Exigimos ainda, que os compromisso assumidos pela FUNASA seja cumpridos o mais breve possível, se não
acontecer nós vamos tomar outras decisões. Comunidade Maxakali de Água Boa todas

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.