VOLTAR

Índios mantém turistas reféns em pousada no Norte de Mato Grosso

Só Notícias-Sinop-MT
08 de Ago de 2005

Índios da Aldeia Muruvi em Apiacás, extremo Norte de Mato Grosso, continuam mantendo reféns em uma pousada cerca de 10 pessoas. Dois deles seriam turistas do Rio Grande do Sul. Um grupo de índios acabou invadindo a aldeia e dominando as pessoas. O proprietário Ari Carneiro levou uma flexada na perna e está hospitalizado em Alta Floresta. Os demais não teriam sido feridos e estão sob poder dos índios que alegam serem os donos da área.

O acesso à pousada é só de avião. A aeronave que estava no local acabou sendo danificada pelos índios. O proprietário Ari Carneiro foi socorrido em um avião da Funai que tem mediado o conflito. Quando a aeronave pousou para trazer comida para os índios, houve o ataque na pousada.

O delegado da Polícia Civil de Alta Floresta, Gean Marco Pacola, ouviu o depoimento do empresário. "Além de danificaram o avião eles acorrentaram os barcos e não deixam ninguém sair. A vítima diz que há garimpeiros que querem explorar a área e estariam agindo por trás da ação dos índios", afirmou.

A Polícia Federal não enviará, inicialmente, agentes a Apiacás para resolver o conflito. O delegado federal Dênis Cali disse ao Só Notícias que a questão está sendo tratada pela Polícia Civil de Alta Floresta, que ouviu o proprietário da pousada, Ari Carneiro. "Fomos contactados pela Polícia Civil de Alta Floresta e já entramos em contato com a Funai de Colíder que está se deslocando ao local. Tem um promotor de Justiça de Alta Floresta que também está tratando do caso. Indiretamente, nós estamos apoiando a operação", salientou.

A Polícia Civil diz que repassou o caso para a Polícia Federal.
"Repassamos o caso para a PF que tem atribuição para resolver este conflito", disse o delegado Gean Marco. A Fundação Nacional do Índio (Funai) de Colíder está buscando solucionar o impasse. A identidade dos turistas mantidos reféns não foi revelada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.