VOLTAR

Índios mantêm garimpeiros como reféns em Roraima

A Folha de São Paulo-SP
03 de Ago de 2001

Doze garimpeiros estavam sendo mantidos sob o poder de índios macuxis, em Uiramutã, extremo norte de Roraima, até o final da tarde de hoje. A Funai (Fundação Nacional do Índio) mandou uma equipe ao local para tentar acalmar o ânimo dos índios e libertar os garimpeiros.

De acordo com o CIR (Conselho Indígena de Roraima), que faz contatos por rádio amador com a aldeia onde estão os reféns, os índios alegam que os garimpeiros invadiram a área sem permissão e tentaram passar a força pelo local. Eles estariam indo para garimpos da Guiana.

A ação dos indígenas é também um protesto contra a construção do 6o PEF (Pelotão Especial de Fronteira) dentro da reserva Raposa-Serra do Sol, que tem, 1,6 milhão de hectares, já foi demarcada, mas ainda precisa de ser homologada pelo governo federal.

Os garimpeiros estavam detidos em uma escola da aldeia Villimon, onde vivem cerca de 150 índios. Dois dos reféns teriam ficado feridos ao resistirem à captura, segundo o CIR.

Segundo o administrador da Funai em Boa Vista, Martinho Andrade, a equipe da fundação demorou a chegar ao local por causa do mau tempo que faz na região (a aldeia fica a cerca de 350 km da capital).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.