VOLTAR

Índios mantêm Br interditada

Correio do Estado-Campo Grande-MS
Autor: Joselina Reis
05 de Jul de 2002

Índios terenas de Rondonópolis (MT) voltaram a fechar a rodovia BR-163 próximo à divisa com Mato Grosso do Sul ontem por volta das 10h. Eles haviam desbloqueado na noite anterior, mas com a falta de uma resposta favorável do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre a desapropriação de terra na região eles fecharam a pista de novo e, desta vez, afirmam que não têm prazo para liberá-la.
Os terenas de Mato Grosso querem o assentamento de 80 famílias em uma de área de 8,4 mil hectares que as abrange as fazendas Tarumã, Floriano e Vale Areia. A manifestação começou às 22h15min de terça-feira, o trafego só foi liberado às 19h15min de quarta, voltando a ser interrompido às 10h15min de ontem.
De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Rondonópolis, oito policiais foram deslocados para o patrulhamento do trecho interrompido. A fila de veículos presos no bloqueio, no início da tarde, era de dois quilômetros. Vários caminhoneiros e ônibus estavam à espera do fim do impasse em postos de gasolina ou nas cidades de Rondonópolis ou Sonora.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.