VOLTAR

Índios mantêm autoridades do Ministério da Saúde reféns

O Globo- http://oglobo.globo.com
Autor: Evandro Éboli e Renan Xavier
25 de Jul de 2016

Um grupo de 50 indígenas terena e guarani-kaiowá, de Mato Grosso do Sul, fizeram sete autoridades do Ministério da Saúde como reféns na noite desta segunda-feira. Os servidores foram retidos pelos índios no próprio auditório do ministério. Os indígenas protestaram contra a exoneração de Lindomar Terena da coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do estado. Ele foi substituído por Edson Canale. Por volta das 21h e após a garantia de serem recebidos amanhã no ministério, os índios deixaram o local.

Entre os que ficaram em poder dos indígenas estão Paulo Ribeiro, que é chefe de gabinete do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário Especial de Saúde Indígena (Sesai), Rodrigo Rodrigues.

- Estamos aqui pedindo a revogação dessa portaria. Ninguém vai sair lá de dentro até o governo garantir a volta do Lindomar. Não fomos comunicados desse fato - disse o cacique Celio Fialho ao GLOBO, no início do protesto.

Além de Ribeiro e Rodrigues, servidores da Chefia de Gabinete e do Sesai também ficaram reféns dos índios.

- Vamos continuar ocupando aqui e só vamos sair depois que essa situação se resolver. Não temos pressa. Se precisar, ficaremos 40 dias e 40 noites - disse um dos líderes indígenas para os dirigentes do ministério, num vídeo obtido pelo GLOBO.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que os servidores da pasta não foram tomados como reféns pelos indígenas. O ministério afirmou que as autoridades receberam os índios para "dialogar sobre nomeações", mas disse que se houve "tensão" no encontro.

"Embora tenha havido tensão no debate, não houve riscos aos representantes da pasta. Os trabalhos foram encerrados e o grupo de indígenas foi encaminhado para as pousadas onde passarão a noite em Brasília. Uma nova agenda entre os representantes indígenas e os do Ministério da Saúde está marcada para esta terça-feira" - diz a nota do ministério.

http://oglobo.globo.com/brasil/indios-mantem-autoridades-do-ministerio-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.