VOLTAR

Índios libertam funcionários de hidrelétrica

Globo Rural - http://globoruraltv.globo.com/
27 de Jul de 2010

Depois de muita negociação, os índios que invadiram as obras da usina hidrelétrica de Dardanelos, no noroeste de Mato Grosso, decidiram libertar os funcionários que eram mantidos como reféns. Durante a tarde, uma reunião com representantes das tribos, empresa e Funai estabeleceu metas para um acordo.

As negociações entre índios das etnias arara e cinta larga com Funai e representantes da empresa Águas da Pedra avançaram.

Os índios oficializaram por escrito a lista de pedidos: querem dez milhões de reais de indenizações por supostos prejuízos ambientais e sociais por causa das obras da usina hidrelétrica em Dardanelos, em Aripuanã, no noroeste do estado.

A empresa está analisando este pedido. Os índios aguardam a resposta dentro do canteiro de obras que foi ocupado no domingo pela manhã, por trezentos guerreiros.

Se não houver um acordo, os guerreiros ameaçam incendiar e destruir a usina. Foi fixado um prazo até as seis horas da tarde desta terça-feira.

O procurador da República, Mario Lúcio Avelar, disse que os estudos de impacto ambiental e social foram incompletos e por isso ele chegou a entrar com uma ação na Justiça para embargar as obras, mas o pedido não foi aceito.

Agora ele disse que resta uma saída. Índios e empresários fecharem um acordo para as compensações financeiras.

VÍDEO: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1307664-7823-MT+IND…

http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-341754,00.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.