VOLTAR

Índios libertam funcionários da Funai mantidos reféns em MS

G1
26 de Mai de 2008

Administrador da Funai assumiu compromisso de analisar reivindicação dos índios.
Grupo quer que área de 400 hectares seja incorporada ao território da aldeia.

Os dois funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai buscar) que eram mantidos reféns por índios da aldeia Moreira, em Miranda (MS), foram libertados no fim da tarde desta segunda-feira (26). Eles foram feitos reféns por volta de 7h da manhã e libertados pouco depois das 17h.

A libertação foi feita após negociação com o administrador regional da Funai, Claudionor do Carmo Miranda. Ele assumiu com a comunidade o compromisso de analisar a viabilidade da incorporação de uma área de 400 hectares à aldeia.

Segundo o cacique da aldeia, João Metelo, os índios reivindicam a incorporação da área ao território da aldeia há pelo menos 40 anos. O grande problema, segundo ele, é que área atual, de cerca de 45 hectares, não comporta a população de 1.800 famílias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.