VOLTAR

Índios liberam reféns no Maranhão

Portal G1 - http://g1.globo.com/
10 de Fev de 2011

Grupo havia sido feito refém após invasão de ferrovia.
Indígenas querem melhorias no atendimento de saúde em aldeia.

Indígenas da etnia guajajara liberaram, na noite desta quinta-feira (10), seis pessoas que eram mantidas reféns em uma aldeia em Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão. O grupo, formado por funcionários da Vale, havia sido feito refém após uma manifestação na Estrada de Ferro Carajás, na quarta-feira (9).

Em nota, a Vale informou que vai acionar os meios legais para responsabilizar os invasores. O texto ainda diz que as reivindicações não são direcionada à empresa, que estaria em dia com as cláusulas do acordo de cooperação feito com a Funai em 2007 para apoiar a comunidade indígena.

Em nota divulgada à tarde, a Fundação Nacional do Índio disse que estava ciente da situação de conflito entre indígenas do povo guajajara e funcionários da Vale.

De acordo com a Funai, as reivindicações que os indígenas apresentaram eram dirigidas à Secretaria Estadual de Educação do Maranhão e à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os índios pedem melhorias no atendimento de saúde de uma aldeia localizada em Alto Alegre do Pindaré.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/indios-liberam-refens-
no-maranhao.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.