VOLTAR

Índios liberam BR-423, em Delmiro, mas mantêm bloqueios na BR-101

G1- http://g1.globo.com
26 de Out de 2016

O trecho da BR-423 em Delmiro Gouveia, que havia sido bloqueado por índios por volta das 6 horas da manhã, foi liberado na tarde desta quarta-feira (26), após mais de 10 horas de bloqueio. Dois trechos da BR-101 que também foram interditados por índios nesta manhã, entretanto, continuam bloqueados.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-423 foi liberada por volta das 16h30. Os índios protestam por melhorias na saúde, na educação indígena e também dizem ser contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita gastos públicos.

Na BR-101, os dois sentidos da rodovia foram interditados nos municípios de Joaquim Gomes e Porto Real do Colégio. Ainda não há previsão para liberação destes trechos.

O coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Rodrigo Lins, informou ao G1 que a principal reividicação dos índios é contra contra a Portaria 1907/16 que retira poderes da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), onde, segundo ele, as aldeias ficariam submetidas às decisões do Ministério da Saúde, perdendo autonomia.

Lins ainda informou que a ação se trata de uma manifestação nacional e representantes das tribos estão em Brasília para tentar uma negociação com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2016/10/indios-liberam-br-423-em…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.