VOLTAR

Índios Krahô-Kanela já estão em Gurupi

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Sandro Petrilli
06 de Nov de 2003

Já está em Gurupi o grupo de indígenas da tribo Krahô-Kanela que foi mantido como refém, juntamente com funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), por trabalhadores rurais no assentamento Loroti, no município de Lagoa da Confusão, a 232 quilômetros de Palmas. Os indígenas foram levados à antiga Casa do Índio, onde ficarão provisoriamente.

O sentimento entre eles, no entanto, é de indignação. Segundo os indígenas, o local não tem estrutura para acomodar a todos. Falta espaço. Além disso, a bomba d'água está quebrada. Até o início da tarde de ontem eles não haviam comido, pois não havia gás para cozinhar. O cacique da tribo, Mariano Krahô-Kanela, diz que antes pretende conhecer o próximo local para onde eles devem ir.

Nos últimos anos, a tribo vem sendo obrigada a mudar de habitação freqüentemente. Primeiro, eles foram retirados da Ilha do Bananal e levados para uma fazenda em Araguacema. Depois, foram transferidos para outra fazenda, na região de Dueré, e por fim ficaram dois anos no assentamento Loroti, de onde foram obrigados a sair.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.