VOLTAR

Índios Krahô iniciam cultura do caju em terra indígena

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
11 de Out de 2002

A Associação Kapey-Khraô, que reúne 17 aldeias indígenas da Terra Indígena Krahô, no Tocantins (TO), está iniciando a cultura do caju com a participação científica e financeira da Embrapa e o apoio da Funai. A iniciativa está voltada para a conquista da sustentabilidade das aldeias e coincide com a vontade do governo federal de ampliar a exportação da castanha e incentivar o plantio do caju no interior do país, onde vem obtendo bons resultados.

Segundo a responsável pelo Projeto Khraô na Embrapa, Terezinha Borges Dias, durante a Feira da Semente, realizada em setembro passado na Terra Indígena, o órgão distribuiu dois sacos de amêndoa (semente do caju) entre as aldeias, considerando o tamanho de cada uma. "Em novembro próximo, vamos levar 1.800 mudas para a Terra Indígena. Temos um enorme carinho e dedicação com o Projeto Khraô, conta a Dias".

O projeto Khraô já recebeu prêmio da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Em consequência do reconhecimento, foi o primeiro projeto indígena a ser selecionado para obter financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.