VOLTAR

Índios kaxagós apresentam reivindicação de aérea em Sergipe ao MPF

MPF/SE - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/
19 de Ago de 2011

Comunidade indígena vive atualmente com os índios kariri-xocós e reivindicam área própria

Representantes de comunidade indígena Kaxagó estiveram nesta quarta-feira, 17 de agosto, na sede do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) para apresentar reivindicação. Reuniram-na com a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco, o cacique da etnia Ivanildo dos Santos, o pajé José Paulo dos Santos e Sinesio Iraninon.

A etnia Kaxagó requer que a Fundação Nacional do Índio (Funai) adquira uma área localizada no município de Gararu para que a comunidade possa se estabelecer. As terras reivindicadas pelos kaxagós têm 200 hectares de extensão, ficam às margens do Rio São Francisco e possuem uma mata considerada por eles adequada para realizar os rituais religiosos do grupo.

Atualmente, os índios kaxagós vivem nas terras indígenas da etnia kariri-xocó. Os kaxagós afirmam sofrer discriminação por parte dos kariri-xocós, além de estarem em situação de vulnerabilidade econômica, uma vez que não dispõem de extensões suficientes de terra para prover o sustento da comunidade.

Em junho deste ano, a pedido da procuradora Lívia Tinôco, a Procuradoria-Geral da República enviou um antropólogo às terras indígenas em que vivem as duas comunidades a fim de produzir um parecer pericial sobre a situação da etnia kaxagó. "Considerando que além do processo discriminatório as famílias que se identificam como kaxagó se ressentem da exiguidade de terras para suas atividades produtivas, a aquisição de terras para seu assentamento parece ser uma medida recomendável", diz o parecer.

O estudo apresentado ao MPF/SE esclarece que os Kaxagó que hoje vivem junto aos kariri-xocós provavelmente descendem de uma comunidade que viveu no município de Pacatuba e acabou sendo expulsa da região por conflitos agrários ainda no século XIX. Esses índios, então, passaram a conviver com a etnia kariri-xocó.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.