VOLTAR

Índios Karajá fazem intercâmbio

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
15 de Abr de 2003

Os índios tocantinenses Iwraru Karajá, João Wereria, Tewahura Karajá e Marcos Karajá estão percorrendo diversas cidades do Canadá, como Toronto, Oshawa, Ottawa e Vancouver, onde estão conhecendo as principais organizações indígenas e projetos na áreas de agricultura familiar, artesanato, saúde, educação e preservação do meio ambiente. O intercâmbio é resultado de uma parceria entre o povo Karajá e o governo canadense, através da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (Cida).

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) também estão participando das visitas que tiveram início no último dia 26 e terminou ontem com a visita a sede da Adra, nos Estados Unidos. Os Inuit, também conhecidos como esquimós, foram um dos povos visitados pelos indígenas brasileiros. Os Inuits têm grande resistência em se adaptar a uma cultura diferente ao passo que os Karajá vêm enfrentando sérios problemas com o alcoolismo e dificuldade em praticar uma economia sustentável.

Comemoração
Na aldeia Salto, dos índios Xerentes, próximo a Tocantínia, os preparativos para a festa do Dia do Índio tiveram início ontem e a previsão é para que as festas começem hoje e só terminem no dia 19. Diversas barracas foram montadas ao redor de um campo de futebol que fica no centro da aldeia e a maioria das crianças já estavam pintadas tintas à base de genipapo. De acordo com o vice-cacique Valdir Xerente, a ordem é que todos os membros da comunidade que estiverem na aldeia sejam pintados para a festa. (J.G.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.