VOLTAR

Índios Kaingang concordam com novo adiamento da indenização

Site da Funai
Autor: . (Simone Cavalcante)
10 de Abr de 2003

Em reunião conjunta com a Funai, Ministério Público e o empreendedor, no início deste mês (04/04), as lideranças Kaingang decidiram aguardar até a próxima terça-feira (15), o pagamento de sua indenização, equivalente a 1,5 mil de terra, a serem adquiridos pelo Consórcio Energético Foz do Chapecó. São 70 famílias Kaingang da aldeia Condá, que aguardam a indenização desde 2002, prazo inicial para o pagamento da compensação pela instalação da hidrelétrica (UHE Foz do Chapecó).

Segundo o administrador da Funai em Chapecó, Antonio Isomar Marine, o acordo foi assinado com o acompanhamento do órgão indigenista e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e previa o pagamento em terras para garantir a sustentabilidade das 70 famílias Kaingang. Ao consórcio, foi dado o prazo de dez meses a partir do funcionamento da UHE Foz de Chapecó, para que eles fizessem a aquisição dos 1,5 mil hectares de terra para a Aldeia Condá

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.