VOLTAR

Índios Juruna libertam reféns mantidos em aldeia no Pará

G1 - http://g1.globo.com/
26 de Jul de 2012

Técnicos de empresa responsável por obra de Belo Monte eram reféns.
Nova reunião nesta sexta-feira (27) discute pedidos dos indígenas.

As três pessoas que estavam sendo mantidas como reféns na aldeia Maturu, próximo à Altamira, sudoeste do Pará, já foram liberadas. Dois funcionários da Norte Energia, responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica de Belo Monte, e um funcionário de uma empresa terceirizada estavam proibidos de deixar o local desde a última segunda-feira (23).

No final da tarde desta quinta-feira (26), os índios Juruna permitiram que o funcionário da empresa deixasse a aldeia porque ele estava abalado emocionalmente. A liberação dos outros dois reféns foi negociada em uma reunião com o Ministério Público Federal (MPF) e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) na sede municipal de Altamira.

Os funcionários da Norte Energia devem sair da aldeia as 7h da manhã desta sexta-feira (27) em uma lancha da empresa, com previsão de chegada as 9h30 em Altamira.

Segundo a Norte Energia, está agendada uma nova reunião as 10h30 da manhã com todas as instituições envolvidas no caso e com várias lideranças indígenas, incluindo os Juruna e os Arara, que já estavam negociando uma pauta de reivindicações junto a empresa.

Entenda o caso

A equipe da Norte Energia foi abordada pela comunidade indígena após uma visita técnica para divulgar detalhes do projeto de transposição do Rio Xingu. Os índios exigem o cumprimento imediato das medidas condicionantes, que são ações para compensar os impactos causados pelas obras sobre as populações indígenas.

"Se caso o rio fechar e nenhuma condicionante for cumprida, depois que barrarem o rio não vamos mais conseguir reivindicar nossos direitos", diz o cacique indígena Giliard Juruna.

No final do mês de junho, 12 lideranças indígenas ocuparam um dos canteiros de obras de Belo Monte, em Altamira, pedindo que o consórcio construtor cumpra com as medidas condicionantes da obra e pedem melhorias para 35 aldeias localizadas na região do Xingu.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/07/indios-juruna-libertam-refe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.