VOLTAR

Índios já são vítimas da doença

O Globo, Rio, p. 19
11 de Ago de 2009

Índios já são vítimas da doença
Um caso é confirmado no Sul e outro é investigado no Norte

Fabiana Parajara

A gripe suína chegou a comunidades indígenas, como temia a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), responsável pelo primeiro atendimento aos índios. Uma morte foi confirmada no fim de semana no Rio Grande do Sul, na localidade de Arenal, em Santa Maria. A vítima foi um homem de 49 anos, que tinha problemas respiratórios. Um óbito suspeito aconteceu ainda na aldeia de Barcelos, no Amazonas. A Funasa tem participado de reuniões semanais do Ministério da Saúde, para tentar conter a nova gripe, e montou um gabinete de crise para monitorar casos de doenças respiratórias entre os índios.

Uma das primeiras decisões do órgão, que atende uma população de cerca de 400 mil índios de 210 povos diferentes pelo país, foi dar uma verba de R$ 8 mil a cada um de seus 34 distritos sanitários indígenas, para que comprassem máscaras, álcool gel e outros produtos necessários para prevenir a nova gripe.

O filho do índio que morreu no Rio Grande do Sul, um bebê de 2 meses, está internado no Hospital Universitário de Santa Maria, com suspeita da doença. A Vigilância Epidemiológica da cidade constatou quadro gripal em outros integrantes da comunidade, mas aguarda a presença de uma equipe da Funasa para examinar os doentes. O grupo deve chegar hoje.

A morte de um ianomâni, no Amazonas, na última quinta-feira, está sendo investigada. O resultado dos exames, que estão sendo feitos no Instituto Evandro Chagas, no Pará, ainda não saiu. O índio, identificado como Mário Jorge, ficou em Manaus durante cinco dias para tratamento de uma doença de pele e teria contraído pneumonia na Casa de Saúde do Índio.

- De forma reconhecida, as populações indígenas apresentam uma vulnerabilidade maior às doenças respiratórias - diz o coordenador-geral de Atenção à Saúde Indígena da Funasa, Flávio Pereira Nunes, acrescentando que essas enfermidades são um fator de risco no caso de o paciente contrair a nova gripe.

Apesar de ter apresentado até agora relativamente poucos casos da nova gripe na população em geral, a Região Norte não está livre da doença. Todos os seus estados tiveram casos confirmados, em especial o Pará, com 40 pessoas infectadas, segundo o Ministério da Saúde.

O Globo, 11/08/2009, Rio, p. 19

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.