VOLTAR

Índios invadem sede da Sesai em Curitiba

Jornal de Londrina - http://www.jornaldelondrina.com.br
Autor: Vitor Geron
13 de Set de 2011

Lideranças reivindicam mais investimentos e a suspensão do edital que estabelece mudanças na prestação de serviços relacionados à Saúde indígena.

Líderes indígenas de diversas aldeias paranaenses invadiram a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no Centro de Curitiba, às 14h desta terça-feira (13). Cerca de 50 pessoas de aldeias do interior do estado reivindicam mais investimentos e a suspensão do edital que estabelece mudanças na prestação de serviços relacionados à Saúde indígena. A manifestação ocorre simultaneamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Segundo Romancil Cretã, presidente da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), os índios solicitam ainda a exoneração imediata do Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves. Os indígenas reclamam que o serviço voltado à Saúde indígena em todo o país será prestado por uma ONG paulista e o processo que definiu a escolha da entidade não contou com a participação dos próprios índios.

As lideranças alegam que uma entidade presta o serviço para a região Sul há 13 anos com qualidade e não há motivos para alterar esse quadro. Segundo os manifestantes, pessoas que não estão acostumadas com a cultura e tradições dos indígenas da região Sul seriam colocadas para lidar com a Saúde dos povos sem um conhecimento adequado, o que poderia prejudicar o serviço.

Cretã garante que as manifestações vão continuar até que seja agendado um encontro com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O presidente da Arpinsul espera que o ministro venha conversar com os indígenas ou receba em Brasília uma comissão com as lideranças para que sejam discutidas, junto com o Ministério Público Federal, medidas a serem adotadas na busca por uma melhora no sistema de Saúde dos índios.

Ainda de acordo com os índios, cerca de 400 pessoas participam de um bloqueio na BR-101, em Santa Catarina, e outras 200 pessoas invadiram a unidade da Sesai no Rio Grande do Sul.

Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), no Paraná, existem 15 mil índios das etnias Kaigang, Guarani e Xetá vivendo em 56 aldeias tradicionais.

http://www.jornaldelondrina.com.br/brasil/conteudo.phtml?tl=1&id=116875…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.