VOLTAR

Índios invadem sede da Funai em Atalaia do Norte no Amazonas

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br
10 de Nov de 2011

Indígenas ocupam desde as 9h30 da manhã desta quinta-feira(10) a sede da Fundação Nacional do Índio( Funai) , em Atalaia do Norte( a 1.136 km de Manaus) com a intenção de terem suas reivindicações atendidas pelo presidente da Funai, Márcio Vieira. Cerca de 100 indígenas Marubo e Mati estão no prédio e querem a presença do presidente da fundação para discutirem os pedidos. A ocupação da sede da Funai no município é pacífica e não foi solicitada a presença da polícia no local.

De acordo com o Clóvis Marubo, conselheiro do Conselho de Educação Escolar Indígena, os indígenas querem que seja criado um conselho específico para atender os povos do Vale do Javari. Segundo ele, cada povo tem suas peculiaridades, com alguns que inclusive não falam o português e que necessitam ter as suas necessidades específicas atendidas.

Os indígenas também pedem que seja designado um coordenador definitivo para a Coordenação Regional do Juruá, à qual as comunidades estão atualmente subordinadas. Eles alegam que a Funai retirou o antigo coordenador e colocou um substituto que não vem atendendo às expectativas dos povos. Os índios alegam que o atual coordenador, Bruno Cunha Pereira, estaria criando atrito entre as lideranças e dividindo os indígenas e teria perdido a credibilidade.

As lideranças indígenas divulgaram nesta quinta, uma carta endereçada ao Procurador da República do Ministério Público Federal de Tabatinga (AM) , Ricardo Perin Nard. A carta é também acompanhada de um abaixo assinado das lideranças. Na carta, as lideranças expõem o descontentamento de há dois anos, pediram que seja criada uma Coordenação específica para os povos do Vale do Javari ( Marubo, Mayuruna, Kulína, Kanamary e Matís )que vivem em uma área de 8,5 milhões de terra demarcada.

Clóvis Marubo disse que há uma expectativa de ser realizada na sexta-feira( 11), uma reunião entre uma comissão que vai ser formada entre eles o Ministério Público em Tabatinga. A ocupação dos indígenas é por tempo indeterminado até que eles consigam falar com o presidente da Funai no local.

http://acritica.uol.com.br/noticias/Indios-Funai-Atalaia-Norte-Amazonas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.