VOLTAR

Índios invadem prédio que já abrigou museu

O Globo, Rio, p. 35
22 de Out de 2006

Índios invadem prédio que já abrigou museu

Juliana Baião e Natanael Damasceno

Índios de várias etnias invadiram, no início da noite de sexta-feira, o casarão em ruínas na Avenida Radial Oeste que abrigou, até 1978, o Museu do índio, no Maracanã. O imóvel, de responsabilidade do Ministério da Agricultura, está abandonado. O grupo quer que o governo federal ceda o espaço para entidades indígenas, que instalariam um ponto de difusão e valorização de sua cultura.

Segundo Geza Corrêa, representante do Movimento Tamoio, os 35 índios que ocupam o casarão só sairão do local quando receberem uma resposta satisfatória do governo.

- Queremos que o espaço seja reformado. Este prédio deve voltar a ser um ponto de referência para a cultura indígena na cidade - afirma Geza.

Ainda de acordo com Geza, representantes da Funai já teriam agendado uma reunião com os índios. O encontro seria amanhã, às 15h.

Os índios que ocupam o local participaram de um seminário na Uerj, na sexta-feira à tarde, que reuniu várias etnias da Região Sudeste. Líderes do grupo contaram que a reforma do casarão é uma das reivindicações listadas durante o encontro.

O Globo, 22/10/2006, Rio, p. 35

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.