VOLTAR

Índios invadem fazenda, fazem reféns e levam 600 vacas

Midia News - http://www.midianews.com.br/
Autor: Katiana Pereura
19 de Out de 2011

Um grupo formado por, pelo menos, 20 índios invadiu duas fazendas, instaladas dentro da Terra Indígena Urubu Branco, localizada na cidade de Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá). Na invasão, os índios da etnia tapirapé recolheram 600 cabeças de gado e as levaram para a aldeia.

O "sequestro" das vacas seria um protesto dos índios, que estão em briga judicial para a retirada dos fazendeiros de dentro da terra indígena. A invasão foi no final da tarde de terça-feira (18). Fazendeiros alegam que vivem no local desde antes da demarcação indígena e se negam a abandonar as terras.

Os fazendeiros procuraram a Polícia Civil e registraram um boletim de ocorrência, comunicando a invasão e a retirada do gado.

Segundo a denúncia, funcionários das fazendas foram feitos reféns, enquanto os índios apartavam a gado. Como se trata de conflito envolvendo disputa de uma questão indígena, o delegado entendeu que a apuração seria uma tarefa da Polícia Federal.

A Polícia Federal informou que enviou uma equipe de policiais para conter a situação. Duas equipes da Polícia Militar de Confresa fazem policiamento preventivo na aldeia e temem a revolta dos fazendeiros.

A Funai informou que possui uma decisão da Justiça para dar prosseguimento ao processo de demarcação de terra na área indígena, onde estão instalados os fazendeiros.

A Terra Indígena de Urubu Branco tem 167 mil hectares e fica localizada em Confresa. Cerca de 130 famílias de fazendeiros ocupam o local.

http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=3&idnot=66610

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.