VOLTAR

Índios invadem fazenda em Sananduva

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: CLEBER BERTONCELLO
24 de Ago de 2004

Grupo alega que cem hectares pertenciam a seus antepassados

Um grupo de caingangues invadiu uma fazenda no interior de Sananduva, no norte do Estado.

Os indígenas, que saíram da Reserva do Ligeiro, em Charrua, por não concordar com o comando do cacique Danilo Braga, reivindicam cerca de cem hectares da propriedade, alegando que a área pertencia a antepassados.

A Justiça de Sananduva marcou uma audiência conciliatória no Fórum do município para o dia 31. A decisão, no entanto, não agradou aos proprietários da fazenda, que querem a saída imediata dos invasores. Segundo o advogado dos proprietários, Jovani Miola, a alegação dos índios é infundada.

- Analisamos escrituras e documentos sobre a região nos últimos 80 anos, e nada consta sobre posse indígena nessa propriedade. Por isso, meus clientes não aceitarão a presença dessas pessoas, até porque se trata de uma área pequena e bastante produtiva - afirma Miola, que ingressou ontem na Justiça com um pedido de reintegração de posse.

Os donos da propriedade não permitiram a entrada da imprensa. De acordo com a Brigada Militar, o grupo é formado por 130 índios, dentre os quais muitas crianças.

Eles entraram em conflito, há mais de dois meses, com o cacique da aldeia onde moravam. Desde então, já invadiram a Associação de Funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Passo Fundo, acamparam em Cacique Doble e pediram a realização de uma nova eleição na reserva, vencida pelo cacique Braga.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.