VOLTAR

Índios invadem fazenda e fazem 6 reféns em MT

Estado de S. Paulo-São Paulo-SP
03 de Set de 2003

Seis empregados da Fazenda Brasncan são mantidos reféns desde sábado na reserva dos índios kaiabi, entre Apiacás, no norte de Mato Grosso, e Jacareacanga (PA). Armados com seis revólveres calibre 38, além de arcos e flechas, os índios proíbem a entrada da Polícia Militar na área. Eles só aceitam negociar com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal.

Foi a reação mais violenta na disputa por terras não demarcadas na região.

Na sexta-feira, um dos empregados da fazenda teria ido armado até a aldeia.

Revoltados, 40 kaiabis o renderam e foram à fazenda capturar outros cinco homens. Segundo o presidente da Associação Indígena Kaiabi, Iracildo Wuaru Munduruku, o grupo canadense Brasncan rompeu acordo que delimita os limites da fazenda. (Nelson Francisco,

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.