VOLTAR

Índios invadem fazenda de filho do ex-governador Pedro Pedrossian

Campo Grande News - http://www.campograndenews.com.br/
Autor: Aline dos Santos
08 de Jul de 2013

Índios invadiram a fazenda São Pedro do Paratudal, em Miranda, na manhã desta segunda-feira. Com 700 hectares e 600 cabeças de gado, o imóvel rural pertence ao filho do ex-governador Pedro Pedrossian.

De acordo com Pedro Paulo Pedrossian, foi a primeira vez que os terenas invadiram a fazenda. As ocupações são constantes em outra fazenda da família, a Petrópolis. Ele relata que registrou Boletim de Ocorrência e vai cobrar a retomada da posse da fazenda.

Segundo Pedro Paulo, não será preciso pedir reintegração à Justiça. "Tem uma ordem do ministro Marco Aurélio que garante a posse. Essa mesma decisão também foi encaminhada à Polícia Federal, Advocacia-Geral da União, Funai", diz.

Conforme o gerente da fazenda, que pediu para não ter o nome divulgado, 30 terenas estão na sede da propriedade desde as 5h de hoje. "Outro lote está nos fundos da fazenda, que faz divisa com a aldeia Cachoeirinha", afirma.

Segundo ele, parte do grupo estava alcoolizada. O gerente relata que foram cortadas cercas e vidros foram quebrados. Ele afirma ter visualizado uma arma de cano longo. Os terenas não forçaram a saída dos moradores e não houve agressão, conforme o relato do gerente. "Eles falam que só querem a terra", conta.

Conforme o proprietário, uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) lhe garante a posse da terra. "Temos documentos muito forte, desde 1870. Demarcado por Rondon. Tem manuscritos que mostram a demarcação da Cachoeirinha", afirma Pedro Paulo.

Por outro lado, ele aceita sair da terra caso seja paga indenização no valor de mercado. Até então, o pagamento é só por benfeitorias. Ele avalia que o preço do hectare é R$ 7 mil. Desta forma, a indenização só pela terra nua gira em R$ 4,9 milhões.

A possibilidade de pagar pela terra ganhou força após a reintegração de posse da fazenda Buriti, em Sidrolândia, que resultou na morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos. De forma excepcional, a presidente Dilma Rousseff (PT) autorizou o pagamento por 15 mil hectares, cujo valor será anunciado em agosto.

Nas demais áreas em conflito, é estudado a permuta com terras confiscadas do tráfico de drogas. Segundo o fazendeiro, os dois lados da questão são vítimas. "Falam coitado do índio, foi invadido pelo poderoso. Mas tem que esticar bem a corda, para não puxar de um lado só", diz.

http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/indios-invadem-fazen…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.