VOLTAR

Índios invadem casa em Seara

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: DARCI DEBONA
08 de Nov de 2005

Meta é ampliação de reserva

Dois meses depois de fecharem estradas no interior de Seara e o acesso de Paial a Chapecó, os indígenas de Toldo Pinhal retomaram ontem a mobilização solicitando a ampliação da reserva.

Por volta das 8h30, cerca de 40 indígenas entraram numa casa na comunidade de Linha Gramado, interior de Seara. De acordo com os Kaingang, a casa estava abandonada e a invasão foi pacífica. Eles estenderam faixas cobrando uma posição do Ministério da Justiça.

De acordo com o cacique, Lauri Alves, o estudo antropológico realizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) reconhece a área como indígena e o relatório foi encaminhado ao Ministério da Justiça no dia 7 de janeiro. Os Kaigang querem ampliar a reserva de Toldo Pinhal dos atuais 880 para 4,8 mil hectares. A ampliação atingiria 300 agricultores dos municípios de Seara, Paial e Arvoredo.

Lauri disse que a comissão criada no Estado para discutir os assuntos não está resolvendo nada, e aguarda uma posição do Ministério da Justiça.

- Nós não estamos invadindo pois esta terra nos foi roubada - diz o cacique, assegurando que a escola local será preservada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.