VOLTAR

Índios Guajararas interditam MA-006, em Arame

O Estado do Maranhão
27 de Fev de 2007

SÃO LUÍS - Índios Guajajaras interditaram ontem (26) a rodovia MA-006, que liga os municípios de Arame e Grajaú. Foi um protesto contra a falta de assistência médica nas aldeias.

No município de Arame existem dois postos indígenas. Ao todo são mais de três mil índios. O posto "Angico Torto" é composto por 43 aldeias, com 2.800 índios.

A falta de saneamento básico nas aldeias, deixa principalmente as crianças em constante risco de doenças. Por causa da falta de médicos e de agentes de saúde, as mortes são freqüentes. Do início do ano passado até hoje, já foram 19 mortes.

Nos atestados de óbitos as situações se repetem. Crianças de zero a seis anos e as doenças mais comuns são tuberculose, pneumonia, beriberi e a ira.

Para chamar a atenção dos órgãos responsáveis pelas questões indígenas, os caciques das aldeias do município de Arame interditaram na manhã de hoje a Ma-006, que liga a cidade ao município de Grajaú.

Além do bloqueio, três representantes dos índios Guajararas estão indo a Brasília. O encontro com o representante da Funai está marcado para esta terça-feira e eles afirmam que a rodovia vai continuar interditada até que uma solução seja apresentada para o problema.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.