VOLTAR

Índios gaúchos oferecem ervas medicinais em Tangará

Brasil Local - http://www.brasilocal.com
27 de Nov de 2011

Descendentes de uma tribo indígena do estado do Rio Grande do Sul estão em Tangará da Serra, no médio Norte do Estado, e ficam até esta segunda-feira, dia 28. Os índios residem em uma aldeia localizada no município gaúcho de Tenente Portela - 450 quilômetros de Porto Alegre. Há 20 anos o grupo percorre o país comercializando artesanato e ervas medicinais indígenas.

Em Mato Grosso, há pouco mais de 90 dias, os Kaikag (pronuncia-se Caingangue) já passaram por Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Campo Novo do Parecis, Juara, Brasnorte, Juína e chegaram esta semana a Tangará da Serra. O líder dos índios gaúchos Moacir Soares Galvão conta que as raízes e ervas são tradicionalmente utilizadas pelos indígenas que resolveram oferecer aos não-índios como forma de ajuda (terapia) para problemas de saúde.

"Essas ervas são de conhecimento dos antigos, dos velhos, nossos avós e bisavós, que já receberam esse conhecimento dos mais antigos e passaram pra nós e agora nós estamos oferecendo isso para comunidade para ajudar aquelas pessoas que precisam de saúde, tem problemas com diabete, reumatismo, pâncreas, coluna, pele, estômago, gastrite, pressão alta, impotência. Quem quer emagrecer também, e outros problemas", conta

Em Tangará da Serra eles receberam autorização da Vigilância Sanitária e da Fiscalização Municipal. Depois eles seguem para outros municípios. Até lá eles atendem, com uma banca na praça, todos os dias das 7h às 18h.

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=394754

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.