VOLTAR

Índios ganham novas escolas e Conselho de Educação

Pernambuco.com
19 de Mai de 2008

O governador Eduardo Campos instala oficialmente nesta terça, em terra das aldeia Xucuru, em pesqueira, o Conselho de Educação Indígena. Na ocasião, ele também assina convênio com a Associação Indígena Xucuru para instalação de quatro resfriadores de leite na comunidade. A solenidade acontece ás 15h, durante a 8ª Assembléia do Povo Xucuru, que se realiza anualmente e marca a data da morte do líder da etnia, o Cacique Xicão Xucuru, assassinado há dez anos.

A criação do Conselho Escolar indígena é reivindicação antiga das 11 etnias cujas aldeias ficam em solo pernambucano. Atualmente, há 640 professores indígenas no estado. Ao recém-criado conselho, compete formular, acompanhar e deliberar programas e ações referentes à Política de Educação Escolar Indígena em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação. O órgão possui 34 representantes dos povos, das instituições governamentais e não-governamentais que apóiam os índios.

Para o secretário de Educação de Pernambuco, Danilo Cabral, o Conselho Escolar Indígena vai reverter uma parcela da dívida sócio-cultural contraída historicamente ao longo de cinco séculos de dominação. De acordo com o censo indígena mais recente realizado em Pernambuco, existem em todo o estado 8.485 índios das etnias fulni-ô, pankará, pankararu, pipipã, atikum, truká, xukuru de ororubá, kapinawá, kambiwá, truxá e pankaiuca. Os povos são representados em cinco Gerências Regionais de Educação (GREs): Arcoverde, Garanhuns, Floresta, Salgueiro e Petrolina.

Ainda este ano, sete escolas indígenas serão construídas e outras 15 devem ser reformadas ou ampliadas. Além disso, o projeto também contempla a capacitação de 640 professores, que ficarão incumbidos de elaborar um currículo que respeita a língua, os costumes e os rituais dos povos indígenas do estado. O investimento para as novas escolas é em torno de R$ 3.3 milhões, enquanto as reformas custarão mais de R$ 6 milhões. Atualmente, há 119 escolas indígenas no estado.

Além do projeto educacional, Eduardo também formaliza o convênio para a implantação dos resfriadores de leite para viabilizar o escoamento da produção de 268 famílias xucuru. Os novos equipamentos começam a funcionar em agosto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.