VOLTAR

Índios Fulni-ô lançam livro sobre sua cultura

Site da Funai
06 de Set de 2002

Os índios Fulni-ô, que habitam a Terra Indígena homônima, situada no município de Águas Belas, em Pernambuco, lançaram uma publicação "Um ano em nossa aldeia", produzido pelos alunos da Escola Indígena Marechal Rondon, com a supervisão da professora Maria Amazonir Araújo da Cruz Ferraz. O objetivo do livro é apoiar e incentivar professores e alunos indígenas na construção do ensino diferenciado. A edição tem o apoio da Funai.

Uma das preocupações dos professores indígenas é valorizar a cultura Fulni-ô. O livro mostra, com texto e ilustrações dos alunos, as atividades dos índios durante todos os meses do ano. O trabalho coletivo destaca a principal festa, o Ouricuri, na qual toda a aldeia se muda com os pertences para um retiro de 90 dias, em local situado a seis quilômetros da aldeia. Os Fulni-ô iniciaram o Ouricuri na semana passada e, até dezembro, todas as famílias estarão dormindo no retiro, onde todos os homens dormem separados das mulheres

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.