VOLTAR

Índios Fulni-ô divulgarão sua cultura no exterior

Funai-Brasília-DF
18 de Fev de 2005

Um grupo de índios Fulni-ô, de Águas Belas-PE, membros da 'Banda Fulni-ô' irá a São Francisco e Carolina do Norte/EUA, a convite de Claire Eckman, presidente da Biped Exchange (Programa de Intercâmbio Cultural e Educacional de Indígenas Brasileiros).

O objetivo da viagem é apresentar sua cultura (danças e cantos). O grupo já tem confirmado a participação em 10 eventos, entre eles o "carnaval" de São Francisco, festa mais popular daquele estado. Os Fulni-ô, além das apresentações culturais, farão exposições e palestras em universidades e escolas públicas e privadas. Durante a estadia nos Estados Unidos, os indígenas brasileiros terão contato, pela primeira vez, com grupos de índios norte-americanos. A escolha dos Fulni-ô, segundo Claire Eckman, organizadora do evento, foi motivada, principalmente pela força espiritual desse grupo indígena, que a deixou impressionada. Segundo ela, levá-los para o seu país será uma forma de conscientizar os norte-americanos sobre a situação do índio brasileiro.

Histórico

A Banda Fulni-ô foi criada em 1999 e, durante todos esses anos, fez várias apresentações em diversas cidades do país. Composta por nove irmãos, a banda gravou seu primeiro CD em agosto de 2000, fazendo enorme sucesso com a música "Índio é terra", (não dá pra separar). Sempre lutando para ser reconhecida, a banda terá, agora, a grande oportunidade de mostrar o seu trabalho nos Estados Unidos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.