VOLTAR

Índios Fulni-ô divulgarão cultura indígena na França

Site da Funai
15 de Jul de 2003

No final deste mês (28/07), dois jovens Fulni-ô, Araci Pereira da Cunha, o Thini-á e X´Maya Kaka Fulni-ô Veríssimo, viajarão para a cidade Langon, no interior da França, onde irão participar do festival mundial, "Les Nuits Atypiques"(Noites Atípicas). No evento, que reunirá expressões culturais de diversos países, Thini-á se apresentará, junto com o cantor e compositor Caetano Veloso, quando interpretará músicas cantadas pelo artista, e traduzidas para o Yathê, língua Fulni-ô.

Palestras, debates, exposições e apresentações culturais estão na programação das Noites Atípicas, festival a ser realizado no período de 30 de julho a 04 de agosto próximo. O convite aos indígenas foi intermediado pela organização não-governamental Thydêwa, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), que incentiva a divulgação da preservação do patrimônio imaterial dos índios brasileiros.

Thini-á, é formado em cinema e vídeo pela Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que enviou para Caetano Veloso uma fita com uma versão em Yathê da música "Debaixo dos Caracóis". O artista gostou e o convidou para participar do seu show no evento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.