VOLTAR

Índios fotografam cotidiano em aldeia e fotos são expostas em museu de MT

G1 https://g1.globo.com/
09 de Mai de 2019

Um grupo de índios Xavante realizou uma sequência de fotos mostrando o dia a dia deles em aldeias de Mato Grosso. A exposição 'Modos de Ver' está aberta ao público no Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus do Araguaia, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.

As fotos foram expostas no local nessa quarta-feira (8) e permanecem até o dia 17 deste mês.

A exposição está aberta ao público nas terças, quintas e sextas-feiras.

Segundo a UFMT, as fotos fazem parte das atividades promovidas pela 1o Semana de Ciência e Tecnologia do Araguaia, com o tema 'Ciência para redução das desigualdades'.

O evento tem por objetivo mostrar a cultura indígena com o olhar do próprio índio, da forma que eles enxergam a realidade, sem a intervenção de outras pessoas.

A diretora do museu, Márcia Pascotto, ressaltou que o museu retrata a história e a cultura do Araguaia e, por isso, é importante mostrar a cultura dos primeiros habitantes da região.

Além da exposição, a partir de segunda-feira (13), alunos de escolas do ensino fundamental e médio também poderão participar de rodas de debates sobre o tema com convidados especialistas no assunto.

Quando: Terça-feira, quinta-feira e sexta-feira de 8 a 17 de maio
Onde: Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA)
Endereço: Avenida Valdon Varjão, no 6.390 - Barra do Garças
Ingressos: Gratuito

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/05/09/indios-fotografa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.