VOLTAR

Índios fazem três reféns no litoral da Paraíba

O Globo (Rio de Janeiro - RJ)
06 de Out de 2001

JOÃO PESSOA e CUIABÁ - Dois agentes da Polícia Federal e um funcionário do Ibama na Paraí­ba foram feitos reféns, no início da noite de ontem, por índios potiguara, da aldeia Tramataia, em Marcação, município do li­toral norte da Paraíba. Segundo o índio João Martins da Silva, da aldeia Camurupim, a situa­ção é tensa no lugar. Ele contou que cerca de 600 índios estão concentrados próximo a Tra­mataia na expectativa de um confronto com a polícia.
Atendendo a determinação da Justiça Federal, policiais e fis­cais do Ibama foram à aldeia pa­ra impedir o desmatamento na área. Os policiais foram surpre­endidos pelos índios, que toma­ram uma metralhadora, atira­ram em um carro da PF e amea­çaram dois jornalistas. O geren­te do Ibama na Paraíba, José Er­nesto Souto, e o procurador da República Antonio Edílio nego­ciam a libertação dos reféns.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.