VOLTAR

Índios fazem três brigadianos reféns

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: MARIELISE FERREIRA
30 de Ago de 2004

PMs foram rendidos por cinco horas em posto da Funai

Índios mantiveram reféns três PMs por mais de cinco horas, em Benjamin Constant do Sul, no norte do Estado.

Eles exigiam a transferência de um PM que mora próximo à reserva de Votouro sob a alegação de que ele os estaria ameaçando.

A tensão começou na manhã de sábado na reserva. Uma rixa entre familiares de um PM lotado em Faxinalzinho e que tem propriedade vizinha à reserva teria provocado nova discussão.

O cacique Jacir de Paula acusou o policial de haver disparado tiros contra uma família indígena. O caso foi comunicado à Brigada Militar. Quando três PMs entraram na área para averiguar a situação, acabaram rendidos pelos caingangues.

Revoltados, os índios mantiveram os três policiais presos no posto da Fundação Nacional do Índio (Funai) e exigiram a presença do comando da Brigada Militar de Frederico Westphalen. O cacique alegou ao comandante Paulo Kirchmann que o policial ameaçava os indígenas.

Além de manter os reféns numa sala do posto, a estrada Benjamin Constant do Sul-Faxinalzinho foi bloqueada. Depois de horas de conversa, o comandante do 37o Batalhão de Polícia Militar conseguiu liberar os policiais. Prometeu uma sindicância para apurar as reclamações e garantiu que o policial será transferido. O trânsito e os PMs foram liberados ao final das negociações. O policial pivô do incidente nega as acusações.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.