VOLTAR

Índios fazem ameaças a agricultores no Pará

O Liberal
18 de Mai de 2007

Clima é tenso dentro de reserva indígena no Estado

O conflito armado que se formou desde a homologação das terras indígenas de Apyterewa está sendo denunciado em Brasília pelos prefeitos de São Félix do Xingu e de Tucumã. Os ministros Tarso Genro, da Justiça, e Dilma Rousseff, da Casa Civil, deverão receber a comissão formada por prefeitos e pela bancada paraense no Congresso. Na tentativa de amenizar os ânimos na disputa de terras travada entre os índios e os colonos da região, o caso foi levado ao conhecimento da presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) pelo prefeito Derimar Rodrigues, de São Félix do Xingu. O prefeito acusa ainda que os índios estão sendo 'incitados pelo administrador regional da Funai em Altamira, Benigno Marques'.

Está exclusivamente nas mãos do governo o fim do impasse entre os índios Parakanã e os agricultores da região Apyterewa. Os 143 índios da etnia Parakanã tiveram oficialmente direito à terra depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva homologou a reserva indígena Apyterewa no dia 19 de abril desse ano. Porém, mais de dois mil colonos já ocupavam o local com o consentimento legal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde 2005.

O clima em São Felix é de medo. 'Os índios queimaram barracas, destruíram ranchos e mataram animais', diz.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.