VOLTAR

Índios exigem dois túneis na BR-101

Diário Catrinense-Florianópolis-SC
Autor: CLAUDIA MARCELO
10 de Jul de 2001

Representantes de comunidades indígenas de SC e RS reuniram-se ontem em Florianópolis

Os índios Guarani propõem que as obras de duplicação do trecho Sul da BR-101 - entre Florianópolis e Osório (RS) -, contemplem a construção de dois túneis e a desativação do leito atual no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Eles também exigem que a demarcação de suas terras seja efetuada antes da duplicação.
O assunto foi abordado ontem na sede do Ministério Público Federal, em Florianópolis, durante a apresentação, à Procuradoria da República, das reinvidicações das comunidades índigenas, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que serão atingidas pelas obras.
De acordo com Manoel da Silva Werá, integrante do Conselho Estadual do Povo Indígena, os túneis permitiriam a circulação dos moradores e evitariam os atropelamentos. Com a desativação do atual trecho, informou, seria possível reflorestar a área. O projeto inicial prevê a construção de apenas um túnel.
O representante do conselho índigena garantiu que o documento foi encaminhado em outubro do ano passado para o Departamento de Estradas de Rodagem (DNER), Procuradoria da República e Fundação Nacional do Índio (Funai). O chefe do Departamento de Estradas de Rodagem (DNER/SC), Roberto Ribas, não foi localizado para comentar a questão. Werá frisou que os índios são favoráveis à duplicação, mas lembrou que a comunidade precisa de compensações.
Os índios elaboraram um documento, que será entregue pela Procuradoria da República, numa reunião que haverá amanhã, em Brasília, na sede do Ibama. Até sexta-feira, o DNER vai apresentar o projeto básico ambiental do trecho Sul.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.