VOLTAR

Índios estão deixando áreas, afirma prefeito de Japorã

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Marta Ferreira
04 de Fev de 2004

O prefeito de Japorã, Sebastião de Sousa (PL), disse ao Campo Grande News que os índios que ocupam 14 fazendas no município desde dezembro estão deixando as áreas para se concentrar em pelo menos duas, em cumprimento a um acordo com os fazendeiros anunciado na semana passada pelas autoridades e até agora não concretizado. De acordo com o prefeito, que tem se postado na defesa dos índios, pelo menos "metade" já deixou as áreas.
São cerca de 3 mil guaranis e caiuás que ocupam as fazendas, que totalizam mais de 7,4 mil hectares, reivindicadas como terra indígena.O prefeito falou especificamente de duas fazendas, a São Jorge, antiga Agrolak, onde, segundo ele, os guaranis caiuás estão deixando a sede para se concentrar em uma área menor, e a Remansu Guaçu, para onde eles estariam indo. O prefeito informou que as famílias estão recebendo apoio do município para a saída, como o serviço de transporte.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.